26.2 C
Tocantins
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -

Agência de Metrologia realiza Operação Casa Segura para fiscalização de produtos domésticos em Palmas

Ação nacional foi coordenada pelo Inmetro e teve o objetivo de reforçar a segurança doméstica e de reduzir a ocorrência de acidentes de consumo

- Publicidade -spot_img

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins e é o órgão delegado oficial do Trabalho Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atuando em conformidade com o Plano de Trabalho pactuado.

Nesse sentido, participa, também, das operações nacionais coordenadas pelo Inmetro, como a Operação Casa Segura, na área de Qualidade, que ocorreu em todo o país no período de 3 a 5 de abril de 2023. Na ação, todos os produtos fiscalizados foram aprovados.

Conforme a presidente da pasta, Grazielly Oliveira, a Agência de Metrologia, enquanto órgão delegado do Inmetro tem o importante papel de contribuir com ações que reforçam a segurança industrial e que minimizam riscos de acidentes de consumo com determinados produtos.

Operação 

Visando reduzir possíveis ocorrências de acidentes de consumo, a ação especial verificou se produtos que são utilizados diariamente e que fazem parte da maioria das residências, como cadeiras de plástico, escadas domésticas, panelas de pressão e panelas para uso em fogão, coifa ou exaustor elétrico de uso doméstico ou comercial, aspirador de pó elétrico e liquidificador doméstico, estão em conformidade para a comercialização – o que significa ostentar o Selo de Identificação do Inmetro. Vale destacar que o Selo é a evidência que os produtos passaram por testes laboratoriais e que atendem aos requisitos de segurança.

No Tocantins, a ação ocorreu em Palmas, com a visita de quatro estabelecimentos comerciais e fiscalizados 219 produtos. Todos foram aprovados.

Dicas de segurança 

Escada doméstica – Além do selo de identificação da conformidade do Inmetro, obrigatório nesse produto, antes de usar a escada, verifique a carga máxima especificada pelo fornecedor. Não se esqueça de somar, além do peso do corpo, o dos materiais e ferramentas que eventualmente o usuário carregará na escada. Quando utilizar a escada metálica certifique-se de que ela está totalmente aberta; antes de utilizar a escada, verifique as condições do produto, observando a presença de uma trava de segurança para evitar aberturas e fechamentos acidentais, ferrugem nos pés, deformações ou qualquer falta de estabilidade; não use escadas em pisos escorregadios ou que apresentem irregularidades, pois o risco de queda é muito alto; Use  calçados adequados para subir na escada. Evite calçados com solados deslizantes e utilizá-la com os pés descalços; Evite usar escadas próximas da rede elétrica. Em caso de desequilíbrio, a reação natural é agarrar-se em algo para não cair o que, no caso, seriam fios de alta tensão, podendo causar acidentes fatais.

Cadeira plástica – Além do selo de identificação da conformidade do Inmetro, na hora da compra o consumidor deve observar as marcações do fabricante, que são de uso obrigatório; Observar outras informações que deverão estar em baixo relevo, como país de origem, número de série ou identificação do lote e a data de fabricação; Evite deixar a cadeira plástica exposta ao tempo quando não estiver em uso. A ação das intempéries acelera o processo de degradação do plástico, tornando-o frágil; Se atentar para a classificação por níveis de utilização. Classe AW (uso exclusivo interno residencial de até 136 Kg); classe BW (uso exclusivo interno não residencial de até 136 Kg); classe AY (uso irrestrito residencial de até 160 Kg); e classe BY (uso irrestrito de até 160 Kg).

Aspirador de pó e Liquidificador- Busque a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro; Eletrodomésticos que fazem barulho, tais como aspirador de pó e liquidificador precisam ainda, exibir em local visível na embalagem o selo de ruído do Inmetro que informa a potência sonora do aparelho e fornece ao consumidor informações sobre o som emitido por esses aparelhos, possibilitando fazer a escolha do produto mais silencioso. Produtos mais silenciosos possuem classificação do nível de potência sonora igual 1. Produtos com classificação 5 são os mais barulhentos.

Coifa e exaustor- Coifas elétricas, exaustores elétricos e outros extratores de fumaça de cozinha instalados acima, ao lado, atrás ou sob fogões domésticos e aparelhos de cozinha semelhantes, com tensão nominal não superior a 250 V devem ser, obrigatoriamente, certificados. Dessa maneira, o consumidor deve: Estar atento ao Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, que deve aparecer aposto no produto e em sua embalagem, além de ter indicado a palavra “Segurança”; Analisar as características técnicas do produto para que atendam as suas necessidades e verificar a tensão nominal ou faixa de tensão nominal do aparelho em comparação com a tensão elétrica disponível em sua rede elétrica doméstica.

Realizar a instalação do produto com profissionais habilitados e autorizados pelo fabricante ou importador do produto; Antes de iniciar o uso, ler atentamente o manual do produto; Durante o uso seguir as orientações do fabricante e as recomendações de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais lidas
MAIS LIDAS