26.2 C
Tocantins
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -

Casa de Apoio do Governo do Tocantins realiza 9.903 atendimentos de janeiro a junho de 2023

Instituição hospeda pacientes do interior e de outros estados que estão em tratamento nos hospitais públicos estaduais de Palmas

- Publicidade -spot_img

Criada com a finalidade de hospedar pacientes do interior, além de outros estados, que estão em tratamento nos hospitais públicos estaduais de Palmas, a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani realizou 9.903 atendimentos de janeiro a junho de 2023. A instituição é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

“Para nós que não temos condições financeiras de pagar hospedagem, aqui temos café da manhã, almoço, merenda e janta”, afirma o paciente de oncologia, Zacarias Monteiro Silva. Ele é de Gurupi e se hospedou no mês de junho, na Casa de Apoio, em Palmas. “Comecei um tratamento de saúde em 2020 e, desde então, sempre que preciso dar continuidade ao tratamento, fico na instituição”.

Já Marcos Paulo é de Araguaína e acompanha o filho que está internado no Hospital Geral de Palmas. “Fui muito bem recebido na Casa de Apoio. Os funcionários dão todo o suporte que a gente precisa, esclarecem nossas dúvidas e isso facilita muito a vida da gente aqui. Só tenho a agradecer a Deus por essa instituição existir e às pessoas de boa vontade por mantê-la aberta. Se não fosse a Casa de Apoio, pela minha situação, eu estaria passando muita necessidade. Estou muito feliz”, afirma.

O local abriga pacientes em tratamento nos hospitais públicos de Palmas e seus acompanhantes. São pessoas vindas não só do interior do Estado, mas também de outros estados.

Em 2022, a instituição realizou mais de 18,6 mil atendimentos. Já nos seis primeiros meses de 2023, de janeiro a junho, a Casa realizou 9.903 atendimentos.

Para o titular da Setas, Jonis Calaça, a Casa é um lugar muito especial, importantíssimo, e conta com o apoio total do Governo do Tocantins. “Além de oferecer hospedagem, com conforto e condições dignas, gratuitamente, a instituição também garante as principais refeições”, destaca. “O Governo do Tocantins é muito sensível às causas sociais e está atento para fornecer todo o suporte para as famílias tocantinenses, além de outras, que necessitem de apoio, garantindo a realização desse relevante trabalho social”, ressalta.

Importância da Casa de Apoio

Os hóspedes confirmam a importância da existência da instituição. “É muito importante. Acompanhei meu pai que ficou internado durante muito tempo no Hospital Geral, graças à Casa de Apoio do Governo do Tocantins”, informa a acompanhante Janaína Dias Pereira, de Formoso do Araguaia.

“A Casa é um ponto de apoio. Nós precisamos estar perto de nossos familiares hospitalizados e temos, em Palmas, um lugar que nos acolhe”, afirma Welldes Moreno Aguiar, de Araguaína.

“Somos muito bem tratados e acolhidos toda vez que precisamos ficar aqui”, afirma Auricélia Vieira Rodrigues, de Itaporã, que também ficou hospedada na Casa durante o tratamento de saúde da filha.

Os acompanhantes e pacientes em tratamento na Casa de Apoio são encaminhados ao local por uma equipe de assistentes sociais dos hospitais.

Atendimento

“O atendimento na Casa de Apoio funciona 24 horas por dia. Desde o administrativo que começa logo cedinho, pela manhã, e sempre com um acolhimento amigo. O trabalho se estende ao longo do dia, com a atenção aos pacientes internados, informações para facilitar a vida deles, cuidados na ida e volta para os tratamentos, com um carro para levar e trazer, cuidados com a alimentação que é acompanhada por nutricionista, orientações psicológicas e apoio religioso, como também cuidados sanitários na limpeza dos ambientes, uso de EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], entre outros”, enfatiza a gerente da instituição, Elisângela Sardinha.

A gerente conta, também, que o serviço na instituição tem o apoio de parceiros, que realizam um trabalho voluntário e segmentos sociais, alguns líderes a exemplos de pastores e missionários, que vão a Casa levar uma palavra amiga, conforto espiritual, como também o apoio da comunidade em geral, o que é muito valioso para a instituição.

Outra novidade é que, além do apoio psicológico voluntariado, a instituição agora tem um profissional que realiza o acompanhamento psicológico, um trabalho extremamente importante para fortalecer os hóspedes da Casa de Apoio.

Casa de Apoio

Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais do Hospital Geral, Hospital e Infantil e Maternidade Dona Regina. A instituição tem capacidade para atender, diariamente, mais de 120 pessoas.

A Casa de Apoio oferece, ainda, um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, minicursos e apoio espiritual, entre outras, contando com a contribuição de parceiros e voluntários.

Estrutura

A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.

Localização

A instituição está localizada a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos de saúde. Endereço: Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01. Telefone: 3218 2465.

Instituição está localizada a 200 metros do Hospital Geral de Palmas – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais lidas
MAIS LIDAS