26.2 C
Tocantins
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -

DPE – TO vistoria escolas com supostas irregularidades em comunidade quilombola em Arraias

Problemas estruturais e de assistência aos estudantes e profissionais foram apontados durante a vistoria

- Publicidade -spot_img

A Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) continua apurando supostas irregularidades em escolas quilombolas no município de Arraias, sul do Estado. Profissionais da Defensoria Pública, representantes do Estado e dos quilombolas estiveram na Escola Municipal Eveny de Paula e Souza, no Núcleo Aparecida, e na Escola Estadual Agrícola David Aires França, no Núcleo Mimoso, vistoriando escolas quilombolas na comunidade Kalunga e encontraram uma realidade preocupante. Após constatar a situação precária das escolas, a DPE-TO solicitou uma recomendação ao município para que as demandas de reforma das escolas sejam atendidas. A Secretaria de Educação de Arraias havia informado que os estudantes da Escola Municipal Eveny de Paula e Souza seriam transferidos para a Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição enquanto a nova sede educacional não ficava pronta, mas a realidade encontrada foi outra.

A construção de outra escola está sendo feita pela prefeitura, mas por falta de verba, ainda não foi concluída. Como resultado, os alunos continuam estudando em situação precária, com salas mofadas, turmas lotadas com séries diferentes e até sem banheiro. A Secretaria de Educação do Tocantins iniciou as obras para a construção de banheiros, mas ainda há muitos problemas a serem resolvidos.

Além da situação precária das escolas, foram apontados outros problemas, como acomodações precárias dos profissionais de educação que moram no local, falta de profissionais de educação e irregularidade no transporte escolar. Outra questão importante é a falta de assistência médica na comunidade, já que a Prefeitura de Arraias não dispõe de uma equipe médica para acompanhar a comunidade e muitos não possuem veículos para se deslocar até a cidade.

Diante do que foi constatado in loco, o Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi irá expedir uma recomendação ao Município de Arraias requerendo a tomada de providências para que as demandas sejam de fato resolvidas. É fundamental que as autoridades locais ajam com rapidez para solucionar esses problemas, garantindo o acesso à educação de qualidade e a assistência médica para a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais lidas
MAIS LIDAS