31.2 C
Tocantins
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -

Em Araguanã, Governo do Tocantins inaugura 114° Núcleo de Identificação beneficiando mais de 5,7 mil habitantes

Núcleo inicia os atendimentos na próxima semana

- Publicidade -spot_img

Os mais de 5,7 mil habitantes de Araguanã, no norte do Tocantins, não precisarão mais se deslocar para outras cidades para fazer a Carteira de Identidade. Isto porque o Núcleo de Identificação inaugurado nesta terça-feira, 29, na cidade, inicia os atendimentos já na próxima semana.

Professora da rede municipal de ensino, Gildeína Gomes, destacou que o Núcleo beneficiará diretamente a educação do município. “Vem a somar principalmente na área da educação, nós temos bastante dificuldade na questão de identificação dos alunos, às vezes temos que deslocar a família para tirar o documento em outras cidades, Xambioá ou Araguaína. Tendo o Núcleo aqui, no nosso município, vai facilitar muito o acesso, tanto da população em geral quanto dos nossos alunos, à carteira de identidade que é um requisito básico para matrícula e sem ela não conseguimos acessar os demais direitos”, ponderou.

O prefeito de Araguanã, Max Barbosa, agradeceu a parceria com o Governo do Estado em promover o resgate da cidadania. “Muito mais que um prédio, que um órgão público, este Núcleo traz cidadania para o povo araguanense. Agradeço ao governador Wanderlei Barbosa e ao secretário Wlademir Mota Oliveira que abraçaram essa causa conosco e que não mediram esforços em viabilizar esse serviço na nossa cidade”, destacou.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, ressaltou que a pasta segue firme na missão de descentralizar os serviços de identificação, implantando núcleos em todos os 139 municípios. “Nosso Governador sempre diz que temos que tratar bem nosso povo, levar os serviços que são básicos e necessários. A segurança pública é um direito de todos e temos que chegar a todas as localidades. Esse Núcleo é apenas o começo, muito mais virá pela frente”, frisou.

“É um projeto de sucesso, trazer para a ponta os nossos serviços, e o melhor, descentralizar sem perder a qualidade. Aqui, vamos beneficiar diretamente quase 6 mil pessoas e a meta é estruturar ainda mais”, complementou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon.

A delegada titular da 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Araguaína, Ana Maria Varjal, ressaltou que o Núcleo é um marco para Araguanã. “O Governo do Tocantins está trazendo mais dignidade e respeito aos moradores que não precisarão mais se deslocar até Araguaína para serem identificados. Tenho certeza que é um marco para cidade de Araguanã e coloco a Polícia Civil à disposição da sociedade araguanense”, ressaltou.

A inauguração contou com apresentações da Banda de Música Professora Sara Angélica, da Escola de Música Otacílio Cardoso, localizada em Xambioá. O corregedor-geral Wanderson Chaves de Queiroz; o diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), major Gustavo Bolentini; vereadores e a população local também participaram da inauguração.

Funcionamento

O servidor municipal Walisson Rodrigues será o responsável por emitir a documentação na cidade. O Núcleo vai funcionar das 8 às 14 horas e a montagem dos processos será por agendamento.

O Núcleo de Araguanã está situado na Avenida Araguaia, sem número, no espaço denominado como Casa do Cidadão, onde já funciona a sala do empreendedor.

Novo espaço inicia os atendimentos já na próxima semana – Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Gestores comemoram espaço que vai beneficiar a população – Luiz de Castro/Governo do Tocantins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais lidas
MAIS LIDAS