26.2 C
Tocantins
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -

Governo do Tocantins avança na digitalização do Detran e implementa melhorias para usuários de todo o Estado

No primeiro semestre deste ano, foram realizadas ações com a finalidade de agilizar atendimento, promover atualização tecnológica e valorizar servidores

- Publicidade -spot_img

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), tem investido no órgão com os objetivos de proporcionar serviços mais eficientes, aumentar a proximidade com os usuários, valorizar os servidores e buscar meios para promover um trânsito mais seguro e humanizado.

Sistema de Notificação

Uma das iniciativas que trouxe benefícios imediatos aos condutores tocantinenses foi a adesão, em maio, ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que oferece descontos de até 40% no valor das multas de trânsito. Por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), os condutores podem receber notificações de multas e realizar o pagamento delas, rapidamente, com o desconto. Essa medida agiliza o processo de quitação de multas e facilita a comunicação entre o órgão estadual de trânsito e os usuários.

Transformação digital

A atual gestão  concentra esforços para que o Detran/TO passe por uma completa modernização nos serviços,  tem chamado de transformação digital. Já está em fase de implementação pelo órgão a disponibilização on-line dos serviços de transferência de veículos, licenciamento e emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recursos de infrações e credenciamento de empresas.

Um outro avanço importante neste sentido está sendo implantado com a adoção de ações direcionadas ao fim dos processos físicos. Com isso, a utilização de papel deve ser reduzida em aproximadamente 90%, alinhando o Detran/TO aos princípios de governança ambiental, social e corporativa, do inglês Environmental, social, and corporate Governance (ESG).

O órgão também finaliza o desenvolvimento de um aplicativo (Detran TO Fácil) que possibilitará, aos usuários, acesso pelo telefone celular (smartphone) a serviços como habilitação de condutores, registro e licenciamento de veículos. Além disso, os usuários também poderão consultar a situação de multas por meio dessa ferramenta digital.

Atualização tecnológica

Ainda dentro do processo digitalização, a atual gestão adquiriu, neste primeiro semestre de 2023, mais de 400 computadores de última geração com a finalidade de atualizar a infraestrutura tecnológica, possibilitando avançar na melhoria do atendimento aos usuários e na disponibilização de meios mais adequados às atividades dos servidores.

Os novos computadores foram distribuídos por todas as unidades do órgão beneficiando assim usuários e servidores de todo o Estado.

Maio Amarelo

Outra iniciativa que marcou este primeiro semestre de 2023, porém direcionada à conscientização de condutores e comunidade em geral, foi a campanha Maio Amarelo 2023, promovida pelo Detran/TO em âmbito estadual, com o apoio de instituições parceiras.

A campanha teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro e humanizado, com redução de acidentes e vítimas. Ao longo do mês, foram realizados: atividades educativas, distribuição de material informativo, palestras, blitzes educativas, caminhadas e passeio ciclístico. Em 2023, o tema nacional da ação foi No trânsito, escolha a vida!.

Durante as atividades, a Gerência de Educação para o Trânsito do Detran/TO divulgou a campanha em 157 palestras e realizou 48 blitzes educativas, 31 apresentações teatrais e 34 outras atividades. A estimativa é que ocorreram 270 ações, desenvolvidas em 68 municípios tocantinenses, que atingiram cerca de 500 mil pessoas.

Postos de atendimentos

Em junho, o Detran/TO inaugurou postos de atendimento da autarquia estadual em Nova Rosalândia e Buriti do Tocantins. Essas unidades beneficiarão a população local e regional, que antes precisava se deslocar até municípios mais distantes para acessar os serviços oferecidos. Com a abertura desses postos de atendimento, a 42ª e a 43ª unidade, o órgão busca disponibilizar com maior facilidade serviços relacionados à emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à regularização da documentação de veículos automotores, tornando o atendimento mais acessível aos cidadãos.

Segundo o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, as ações promovidas pelo Governo do Tocantins, por intermédio da autarquia estadual de trânsito ao longo dos primeiros seis deste ano, têm a finalidade de melhorar o atendimento aos usuários, conscientizar os condutores sobre a importância de um trânsito mais humanizado, melhorar a estrutura e valorizar os servidores. “As medidas buscam modernizar os processos, facilitar o acesso aos serviços e contribuir para um trânsito com menos sinistros e maior segurança nas vias públicas tocantinenses”, destaca.

Operação Praia Segura

O Detran/TO integra as forças de segurança que participam da operação Praia Segura 2023, realizada pelo Governo do Tocantins, neste mês de julho. As equipes de fiscalização do órgão estão promovendo bloqueios viários, blitzes educativas e repressivas, além de outras intervenções necessárias com a finalidade de coibir infrações de trânsito. As ações têm a finalidade de aumentar os níveis de segurança, reduzir o número de sinistros e, consequentemente, os prejuízos materiais, a quantidade de vítimas e mortes.

Campanha Verão Seguro

Buscando orientar e chamar atenção da população sobre os cuidados nas vias e nas rodovias neste período de férias e praias, o Detran/TO lançou a campanha Verão Seguro. Por meio de outdoors, vídeos e spots de rádios, a campanha tem levado a mensagem da importância de se evitar a mistura álcool e direção, obedecer às leis de trânsito e optar por uma direção defensiva.

Competências

O Detran/TO tem como uma de suas principais atividades o registro de veículos automotores e a habilitação de condutores. Além desses serviços, o órgão desenvolve um conjunto de ações regulamentadas, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também são funções da autarquia estadual planejar, coordenar, fiscalizar, controlar e executar a política de trânsito, além de cumprir a legislação de trânsito no âmbito do Tocantins.

Segundo o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, as ações promovidas pelo Governo do Tocantins têm a finalidade de melhorar o atendimento aos usuários, conscientizar os condutores sobre a importância de um trânsito mais humanizado, melhorar a estrutura e valorizar os servidores – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
 
Mais de 400 computadores foram distribuídos por todas as unidades do órgão beneficiando usuários e servidores de todo o Estado  – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
 
Governador Wanderlei Barbosa concentra esforços para que o Detran/TO passe por uma completa modernização nos serviços, o que a atual gestão tem chamado de transformação digital – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
No primeiro semestre deste ano, Detran realizou ações com a finalidade de agilizar atendimento, promover atualização tecnológica e valorizar servidores – Félix Carneiro/Governo do Tocantins
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais lidas
MAIS LIDAS