26.2 C
Tocantins
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -

Governo do Tocantins e Sebrae firmam parceria para beneficiar 4 mil mulheres de 100 municípios nesse 08 de março

- Publicidade -spot_img

Em cerimônia comemorativa do Dia Internacional da Mulher, houve também o lançamento do Projeto Todas Fortes, marcando as primeiras ações da recém-criada Secretaria de Estado da Mulher

Esta quarta-feira, 8 de março, data que celebra o Dia Internacional da Mulher, foi o momento oportuno para o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, lançar um projeto que visa à garantia de direitos, tal como fortalecer a posição feminina nos espaços públicos e sociais do Estado, além de firmar parceria com o Sebrae para execução do Projeto Força Mulher que irá atender 4 mil mulheres de 100 municípios do Tocantins. A cerimônia ocorreu no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, que destacou a importância de fomentar projetos que beneficiarão as mulheres tocantinenses.

A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, afirmou que o momento é um marco, não só por destacar a presença feminina nos espaços públicos, mas também para iniciar os trabalhos da Pasta e fortalecer a proposta do órgão, recém-criado pelo Governo do Tocantins. “Atuaremos no desenvolvimento de políticas e ações, por meio de muitas parcerias. Queremos desenvolver políticas públicas para ir contra qualquer discriminação a nós mulheres, objetivando assegurar os planos de governança para o público feminino. Neste dia 8 de março, temos razões especiais para comemorar, pois em 34 anos é a primeira vez que temos um órgão para a nossa causa na gestão pública estadual”, destacou Berenice Barbosa.

Lançamento do Projeto Todas Fortes

O evento no Palácio Araguaia iniciou com o talk show A força da mulher tocantinense. Na ocasião, quatro mulheres empresárias e empreendedoras compartilharam suas experiências profissionais e pessoais e ainda falaram sobre os desafios para vencer a disparidade na remuneração entre homens e mulheres, bem como a busca de equidade e oportunidades em cargos de liderança.

Durante a cerimônia, a Secretaria de Estado da Mulher lançou o projeto Todas Fortes: Empoderamento e Protagonismo da Mulher Tocantinense. A iniciativa, a primeira desenvolvida inteiramente pela pasta, visa ampliar e fortalecer a representatividade feminina, além de assegurar avanços importantes no Estado.

Por meio de campanhas educativas, ações transversais, programas de capacitação e serviços, o projeto abrigará todo o conjunto de iniciativas da Secretaria de Estado da Mulher, por meio de sete eixos temáticos, são eles: Compromisso do Governo; Combate à Violência, com investimentos e prioridades; Autonomia Econômica e Social, incluindo ações produtivas na zona rural; Cultura para a Desconstrução do Machismo; Empoderamento Feminino; Ciência como Meio de Empoderamento; e Promoção de Serviços, como a implantação de programas de geração de emprego e renda; e criação de conselhos municipais.

“Essa é a marca da Secretaria da Mulher: trabalhar incansavelmente para construir esse projeto para todas. Trabalharemos de maneira firme e intensa para que essas políticas alcancem os 139 municípios do Estado. Queremos chegar até as jalapoeiras, quilombolas, mulheres indígenas, quebradeiras de coco, em suma, todas as tocantinenses”, comentou Berenice Barbosa.

Parcerias com o Projeto Força Mulher

O Governo do Estado e o Sebrae Tocantins também firmaram parceria para execução do projeto Força Mulher. A iniciativa levará a capacitação empreendedora e socioprofissionalizante para mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio de parcerias estratégicas entre a Secretaria de Estado da Mulher, a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e o Sebrae. A cooperação entre as instituições prevê recursos para a aquisição de kits, com o propósito de empreender e atender 4 mil mulheres de 100 municípios tocantinenses.

O superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro, lembrou que o projeto Força Mulher é o símbolo do empreendedorismo que a instituição leva à vida das mulheres tocantinenses. “Mais de 2 mil mulheres já foram impactadas com essa iniciativa e precisamos duplicar esses números em 2023, porque é um projeto de grande relevância social e econômica. Queremos que as mulheres consigam tomar as rédeas de suas vidas. Nesse momento, eu lembro da minha avó que sempre foi visionária e protagonista de sua própria história”, ressaltou o superintendente.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE), Paulo Carneiro, parabenizou a criação da Secretaria de Estado da Mulher e destacou como o projeto trará bons resultados para a mulher tocantinense. “Tivemos muitos governos e nenhum teve a coragem de criar essa secretaria tão importante. Essa parceria com o Governo permitirá a consolidação do Força Mulher para os próximos dois anos”, explicou o presidente, acrescentando que o projeto está em atividade desde 2021 e mais de 60% das 2 mil mulheres atendidas pelo projeto já estão com sua atividade remunerada.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, falou sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam no desempenho de suas atividades, mas sustentou que a persistência e a sororidade são necessárias para que as conquistas aconteçam. “Uma mulher precisa sempre erguer a outra, para vencermos juntas”, destacou. Finalizou seu discurso agradecendo ao Sebrae, ao Governo do Tocantins e, em especial, à secretária Berenice Barbosa, por permitirem, com essa importante parceria, que o Força Mulher continue em Palmas neste ano de 2023.

- Publicidade -spot_img

Mais lidas
MAIS LIDAS