31.2 C
Tocantins
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -

HGP completa 18 anos de referência em saúde pública no Tocantins

Unidade conta com mais de 55 especialidades médicas e nove serviços especializados

- Publicidade -spot_img

“Há três anos, recebo assistência do HGP, tive câncer de ovário, fiz cirurgia complexa e quimioterapia. Atualmente, tomo medicação em casa e faço retorno de consultas acompanhada por toda a equipe multidisciplinar. Estou voltando aos poucos para minha rotina normal, com novos hábitos, faço academia, caminhada e uma alimentação saudável. Para mim, nestes três anos, não faltou nada, profissionais maravilhosos”. Essa declaração é da Maria da Conceição Milhomem, moradora de Palmas, uma das vidas cuidadas pela equipe multiprofissional do Hospital Geral de Palmas (HGP) Doutor Francisco Ayres, que completa 18 anos, nesta quinta-feira, 10, como maior referência de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), para os 139 municípios tocantinenses.

Dentre as inúmeras histórias de vidas salvas no HGP, está a da cabeleireira, Sueleny Carneiro Silva, de 43 anos, natural de Miranorte. “Cheguei com uma perfuração de arma branca, vítima de violência doméstica, perdendo muito sangue. Fiquei na sala de emergência, logo começaram a se organizar para fazer a cirurgia, pois era com emergência, que foi realizada com sucesso, fui para o quarto e, em torno de um dia e meio, recebi alta. Toda a equipe do HGP foi muito cuidadosa comigo, inclusive tive o prazer de fazer amizade”, contou.

Inovações

Dentre os serviços inovadores que o HGP realizou nos últimos dois anos, estão um implante de marcapasso, em sítios Parahissiano e Septo interventricular profundo, em um idoso de 82 anos; embolização em um paciente com 54 anos, da neurocirurgia, com malformação arteriovenosa (MAV); e a primeira reconstrução do maxilar, com uso de prótese importada, em um paciente de 45 anos. Foi a primeira vez que foi feita esta técnica por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estou em tratamento no HGP. Sou bem atendido, os profissionais são ótimos. Esta prótese foi uma transformação para minha vida e da minha família. Trouxe uma qualidade excepcional, quem me via antes sem prótese ver a diferença, hoje se não fosse o tratamento pelo SUS, no HGP, eu não teria condições de realizar. Espero que o hospital continue transformando a vida de outras pessoas, pois tem uma equipe multidisciplinar que me atende e me ajuda a ter qualidade de vida”, declarou o padeiro Josimar Braga, paciente beneficiado na reconstrução do maxilar.

Números

A unidade hospitalar realiza uma média mensal de cerca de 3 mil atendimentos no pronto-socorro, quase duas mil internações e cinco mil atendimentos ambulatoriais, o hospital oferece serviços em mais de 40 especialidades médicas adultas e mais de 15 especialidades médicas pediátricas, entre clínicas e cirúrgicas. O hospital conta com nove serviços especializados como a hemodinâmica; reconstrução crânio buco maxilofacial; transplante de córnea; neurovascular; serviço de atendimento domiciliar; vídeo cirurgias nas diversas especialidades cirúrgicas; captação de órgãos e tecidos; Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons); unidades de terapia intensivo adulto e pediátrica e uma completa equipe multiprofissional (nutrição, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, fonoaudiologia, odontologia, radiologia, enfermagem, farmácia e outros).

Só em 2023, o HGP recebeu 137 novos leitos, sendo 50 unidades de terapia intensiva (UTI); 45 leitos de pronto-socorro adulto; 30 leitos para quimioterapia e 12 de psiquiatria. A ampliação permitiu, ao hospital, contar atualmente, com 374 leitos de internação em enfermarias; seis leitos de UTI Coronária tipo II; 50 leitos de UTI adulto geral; 5 leitos de UTI para pós-operatório imediato; 20 leitos de UTI pediátrica; 06 leitos de Unidade de Cuidados do AVC; 10 leitos de serviço de hemodinâmica; 86 leitos no pronto-socorro  adulto (07 na sala vermelha, 10 na sala amarela, 24 na Unidade de Tomada de Decisão I, 30 na Unidade de Tomada de Decisão II, 15 poltronas na sala de medicação); 40 leitos de pronto-socorro pediátrico (9 na sala vermelha, 10 na sala verde 1, 10 na sala verde 2 e 11 na sala verde 3); 10 salas cirúrgicas; 13 leitos de Recuperação Pós-Anestésica; 14 consultórios de Ambulatório de Especialidades; 06 consultórios de Ambulatório de Oncologia e 04 consultório de Ambulatório de Pediatria.

Melhorias

Para o titular interino da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Paulo César Benfica Filho, “os números do HGP, por si só, mostram a imponência da unidade que transforma vidas, por meio de sua incansável equipe multiprofissional. A gestão estadual tem olhado para o hospital, com ampliação de espaços, entrega de equipamentos e desde que o governador Wanderlei Barbosa assumiu, já foram entregues quatro salas cirúrgicas; 60 leitos de UTI, incluindo os 10 pediátricos, o novo pronto-socorro; 20 consultórios da Unacon; 90 poltronas hospitalares; 30 cadeiras de rodas padrões e de banhos; três mesas cirúrgicas; 37 monitores multiparamétricos; carro para a Humanização; duas ambulâncias e um aparelho de tomografia”, reforçou.

Reconhecimento

O HGP possui 3.459 profissionais de saúde, entre efetivos, nomeados e contratados, e possui 270 colaboradores de empresas terceirizadas que atuam em suas dependências. “Toda esta equipe é responsável por tudo que o HGP é hoje, como referência para o Estado do Tocantins e norte do país. Por isso, nesta data muito importante para nós, agradecemos à equipe qualificada e dedicada que temos. Verificamos o quando a unidade hospitalar tem crescido na sua parte de estrutura e também nos números de especialidades e serviços ofertados a população”, destacou o diretor-geral do hospital, Leonardo Toledo.

Dentre os muitos servidores que fazem o HGP, está Babbie Sousa Rodrigues, que quando ainda era acadêmica de Enfermagem precisou de atendimento no hospital e hoje é enfermeira gerente de fluxo do pronto-socorro. “Aos 22 anos, no 4° período de enfermagem em 2008, eu fui diagnosticada com leucemia. Nos meses em que fiquei internada no HGP, me encantei pela enfermagem pelo cuidar humano das enfermeiras. Mas decidi, de fato, que seguiria por essa área no começo da quimioterapia de manutenção. A escolha pela profissão foi por amor ao próximo. Atualmente como gerente de fluxo tento organizar e solucionar problemas, dimensionar recursos, planejar sua aplicação, desenvolver estratégias, efetuar diagnósticos de situações e garantir melhor atendimento ao paciente”, relatou.

Segundo o governador Wanderlei Barbosa, “nos 18 anos do HGP, eu quero agradecer o empenho dos profissionais que ali trabalham e dedicam suas vidas a cuidar da população usuária do SUS. Quero dizer que vamos continuar trabalhando para incentivar esta equipe que já tem insalubridade e adicional noturno, inclusive para os contratos. Seguiremos buscando todas as formas de tornar o ambiente hospitalar melhor para trabalhadores e pacientes”.

Prêmio Doutor Pinotti

Por sua relevância para a sociedade tocantinense, o HGP recebeu, em maio de 2023, o Prêmio Doutor Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A premiação é concedida pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Comemoração

Durante todo o mês de agosto, ocorrem diversas ações em celebração à maioridade do hospital.  No domingo, 6, ocorreu a 1ª Corrida Amigos do HGP, com centenas de competidores.

Unidade hospitalar realiza uma média mensal de cerca de 3 mil atendimentos no pronto-socorro, quase 2 mil internações e 5 mil atendimentos ambulatoriais, o hospital oferece serviços em mais de 40 especialidades médicas adultas e mais de 15 especialidades médicas pediátricas, entre clínicas e cirúrgicas – Luciana Barros/Governo do Tocantins
 
Moradora de Palmas Maria da Conceição Milhomem é uma dos inúmeros usuários do SUS que recebem cuidados do HGP – Saúde/Governo do Tocantins
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais lidas
MAIS LIDAS