Sexta, 19 de Julho de 2024
28°

Tempo limpo

Palmas, TO

Cidades Palmas - TO

Sanfoneiros tradicionais de Palmas vão receber público do Arraiá da Capital

Identidade visual do evento deste ano remete à memória das festas juninas e a seu vínculo com a Capital

18/06/2024 às 16h56
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Compartilhe:
Sanfoneiro Félix do Acordeon, ao centro, será um dos músicos que fará a recepção do público no Arraiá da Capital - Fotógrafo:Divulgação
Sanfoneiro Félix do Acordeon, ao centro, será um dos músicos que fará a recepção do público no Arraiá da Capital - Fotógrafo:Divulgação

Quem não tem nas lembranças de infância as festas juninas da escola?  A sanfona e o forró, de origem nordestina, que migraram para todas as partes do País e colocaram o povo para arrastar o pé nos salões também fazem também parte do imaginário brasileiro. Assim, este ano, sanfoneiros que fazem essa música tão nossa, da nossa gente, serão homenageados no Arraiá da Capital 2024 e farão a recepção do público.

Os músicos Paraíba dos 8 Baixos, Félix Do Acordeon, Cardosinho do Acordeon e Toninho do Bacabal, cada um em um dia de programação, se apresentarão na entrada do evento e serão as primeiras atrações da noite, das 18h30  até as 19h30. 

“Este ano a cenografia do Arraiá remete à memória e a tradição. Os sanfoneiros fazem parte da história do Arraiá, foram os primeiros a tocar nessa festa, então nada mais justo que continuem presentes no evento”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Giovanni Assis. 

Programação receptivo 
19/06 - Paraíba dos 8 Baixos
20/06 - Félix Do Acordeon 
21/06- Cardosinho do Acordeon
22/06 - Toninho do Bacabal 

Cenografia

Depois de anos com o designer e artista visual Gerson Gonzaga sendo o responsável pela identidade visual do Arraiá da Capital, em 2024, a missão coube à também designer e artista visual, Winny Tapajós, que trouxe para a cenografia a relação do Arraiá com Palmas, a construção deste vínculo que se aprofunda a cada ano em 32 edições.  Elementos característicos das festas juninas, como a tradicional cidadezinha de interior, e as xilogravuras, também estarão presentes.

Do preto das xilogravuras à alegria das flores de chita, o público vai reconhecer a Capital na sua arquitetura e nas flores e frutos típicos do nosso cerrado. Cada ilustração tem as festas juninas, o cerrado e sua gente em uma dança que tem acertado o compasso.  “A arte foi feita mesclando elementos regionais e elementos típicos do São João foram desenhados em uma linguagem colorida e também com inspiração em xilogravura. Os personagens estão todos com vestes que também refletem o sentimento de regionalismo e afeto junino. Uma atenção especial fica para o casal a dançar onde a moça representa Palmas e o rapaz, o Arraiá de Palmas. É uma forma especial de ilustrar essa aliança entre a cidade e a festa”, afirma Winny Tapajós. 

Estrutura 

A instalação do circuito junino tem uma área total superior a 15 mil metros quadrados, onde são distribuídos 17 estandes de alimentação, três estandes para exposição de artesanatos, oito pontos para food trucks e um espaço infantil (Arraiá dos Mulekim), além de uma arquibancada projetada para 3.500 pessoas.

Há também áreas reservadas para postos policial e de saúde, sala de imprensa, equipes de zeladoria e limpeza, profissionais de segurança no trânsito e Corpo de Bombeiros. Todas estas equipes estão trabalhando em conjunto para garantir a realização de uma festa segura e acessível a todos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Palmas, TO Atualizado às 10h04 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

Sáb 36°C 21°C
Dom 36°C 21°C
Seg 37°C 20°C
Ter 37°C 21°C
Qua 38°C 24°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio