Sexta, 19 de Julho de 2024
28°

Tempo limpo

Palmas, TO

Geral Tocantins

Construção do Câmpus Dianópolis avança e chega a 50% de conclusão

Previsão é que a unidade seja entregue no primeiro semestre de 2025

03/07/2024 às 21h46
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
A unidade já está com 50% de sua construção concluída - Foto: Ceila Menezes/Governo do Tocantins
A unidade já está com 50% de sua construção concluída - Foto: Ceila Menezes/Governo do Tocantins

A construção do Câmpus Dianópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está avançando. De acordo com o planejamento da Construtora Coceno, empresa responsável pela obra, a previsão é de que a unidade seja entregue no primeiro semestre de 2025.

A construção da sede própria do Câmpus Dianópolis é um sonho para a região Sudeste e representa novas oportunidades para a comunidade. O Câmpus está sendo construído no Jardim Canadá, na saída para o município de Rio da Conceição, em uma área de 15 mil metros quadrados doada pela prefeitura, com anuência da Câmara Municipal.

A obra foi iniciada em outubro de 2023 e, até o momento, já foram executados 50% do projeto, com as obras concluídas de execução do tapume, terraplanagem, limpeza do terreno, montagem da estrutura e fundação da edificação principal. Nesta quarta-feira, 3, teve início a execução da concretagem da laje do subsolo.

Conforme o pró-reitor de Administração e Finanças, Ricardo de Oliveira Carvalho, a obra segue o cronograma de execução, sem intercorrências, com aplicação de 50% do valor total do recurso destinado. "Hoje, tivemos um avanço significativo na obra do Câmpus Dianópolis com o início da concretagem. Essa fase é crucial para a estrutura do edifício, garantindo a base sólida necessária para o progresso das próximas etapas da construção. Os procedimentos foram iniciados pela laje do subsolo e, na sequência, será concretado a laje do térreo e, posteriormente, a laje de cobertura. Até o momento, aproximadamente 50% do orçamento de R$ 22 milhões já foi executado e estamos seguindo o cronograma físico-financeiro estabelecido no processo, assegurando que todas as etapas sejam cumpridas conforme planejado mantendo a continuidade e precisão deste projeto", detalhou.

Conforme citado, a obra receberá um investimento de R$ 22 milhões, recurso liberado pelo Governo do Tocantins. O prédio terá quase 6 mil metros quadrados de área construída com quatro blocos, somando 30 salas de aula, cada uma com capacidade para 42 alunos, além de quatro salas de orientação e atendimento aos acadêmicos, sala dos professores e toda a estrutura administrativa para atender a graduação, pesquisa e extensão.

A estrutura contará com laboratórios de informática, uma biblioteca com 200 metros quadrados, dentro dos padrões exigidos pelo Conselho Estadual de Educação, um auditório com capacidade para 150 pessoas, rampas de acessibilidade, cantina, pátio coberto e banheiros adaptados. O projeto foi elaborado dentro dos padrões arquitetônicos mais modernos que priorizam a acessibilidade e a sustentabilidade.

A obra possibilitará a ampliação de atendimento da Universidade que, hoje, conta com três cursos noturnos: Administração, Ciências Contábeis e Direito. Com as novas instalações, a expectativa é que as matrículas cresçam de 850 alunos por ano para 1.500, além de possibilitar a abertura de novos cursos.

A diretora do Câmpus Dianópolis, Ana Felícia Cavalcanti Pires, acompanhou o início da concretagem e declarou que a velocidade da obra surpeende. “Cada vez que a gente vem acompanhar o andamento das obras somos surpreendidos pela velocidade em que os serviços estão sendo executados. Essa obra traduz o sentimento de toda região, que sonha com essa independência e consolidação da Unitins. Vivemos um momento histórico para o ensino superior na nossa região e isso mostra também o compromisso da Unitins com o Sudeste do Tocantins”, argumentou.

O Reitor Augusto Rezende comemorou mais uma etapa da obra. "Estamos muito felizes com mais uma etapa importante da obra sendo concluída em Dianópolis. Após a conclusão do processo da laje, aguardamos o processo de maturação para darmos continuidade às próximas etapas de fechamento. A obra está avançando e estamos monitorando de perto esse andamento, pois sabemos da importância da Unitins para o desenvolvimento da região”, arrematou.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Palmas, TO Atualizado às 10h04 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

Sáb 36°C 21°C
Dom 36°C 21°C
Seg 37°C 20°C
Ter 37°C 21°C
Qua 38°C 24°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio