31.2 C
Tocantins
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -

Nova identidade visual do Governo do Tocantins é apresentada pela Secom

- Publicidade -spot_img

Além da logo, foram apresentados os conceitos de comunicação que estarão presentes nos planos de gestão do governador Wanderlei Barbosa

Foram apresentados na manhã desta segunda-feira, 27, na sala de reunião do Palácio Araguaia, em Palmas, a nova identidade visual e o conceito de comunicação do Governo do Tocantins. A reunião contou com a participação de todo o secretariado estadual, que recebeu do titular da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Márcio Rocha, a explicação do processo de produção da nova marca do Estado.

Trazendo elementos típicos do Tocantins e explorando a diversidade geográfica, cultural e social do Estado, as novas artes visuais do Governo concentraram essas informações. A nova logomarca principal traz, em sua configuração, o sol e as cores das bandeiras do Tocantins, acompanhando o novo slogan da gestão: Trabalhando e Cuidando de Todos.

“Todo esse novo conceito apresentado é justamente para darmos à gestão do Governo do Tocantins uma nova cara, fazendo com que ele se comunique com a população por meio do nosso slogan. Uma gestão que vem trabalhando em prol das pessoas. O sol está presente na logomarca, que é um símbolo do Tocantins, além de elementos que representam a união das pessoas, o que mostra não só a marca da gestão, mas de todo o povo tocantinense”, afirmou o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha.

Arte visual

Todo o conceito de arte foi pensado de forma que pudesse contemplar as variedades do Estado. A tipografia (formatos, fontes e estilos de letras) que acompanha as peças visuais contém elementos das estruturas de construções históricas do Tocantins, como a Catedral Nossa Senhora das Mercês, de Porto Nacional; e a Igreja do Rosário dos Pretos, de Natividade, ambas construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nas fontes das palavras que estão expressas nas artes visuais do Governo do Tocantins, também será possível identificar os arcos do Palácio Araguaia, sede do Governo na capital Palmas.

A paleta de cores foi pensada com bases elementares das belezas e das riquezas naturais do Tocantins, explorando fauna e flora, bem como características da geografia de norte a sul do Estado, incluindo os variados biomas tocantinenses. A proposta é incluir, nas peças publicitárias, cores de tons mistos, que representam a potencialidade do Estado, a fim de expressar a ideia de determinada campanha institucional, por meio das tonalidades de elementos típicos do Tocantins. Além de campanhas, esses elementos estarão presentes em plotagem de automóveis, acessórios (pastas, crachás e broches), banners e outdoors informativos.

Conceito Guarda-Chuva

Além da arte visual, foi apresentado o novo conceito de comunicação do Estado, presente em toda a estrutura comunicacional do Governo. Intitulado como Conceito Guarda-Chuva, a proposta traz a diretriz de comunicação que transmite uma ideia e conduz o posicionamento da gestão estadual e ainda direciona o trabalho de cada secretaria de forma que os resultados sustentem o conceito. Baseando-se nos pilares do plano tático de trabalho do Governo do Tocantins, o conceito vai apresentar, nas mensagens e na divulgação de cada feito da gestão, o título Tocantins Melhor. A ideia é apresentar, ao público, cada resultado do Governo, deixando evidente não só como a gestão está cumprindo o seu papel como órgão público, mas também os serviços e as ações que ficarão permanentes no Tocantins.

Para o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, é muito importante apresentar a ideia para todo o secretariado, uma vez que as pastas vão apresentar suas ações e seus resultados. Agora, com o novo conceito comunicacional do Governo do Tocantins, “é fundamental que tenhamos esse momento, pois a definição da nova imagem do Governo do Tocantins é importantíssima para identificar a gestão. Cada secretaria tem suas ações e é importante que a nova marca seja utilizada corretamente por cada pasta, padronizando o novo conceito do Estado”, pontuou Tião.

Toda a proposta foi avaliada e aprovada pelo governador Wanderlei Barbosa, que destacou o quão necessário é criar uma identidade visual que ligue, ainda mais, a gestão com as pessoas do Estado. “Estamos trabalhando para o povo e pelo povo, queremos sim que o nosso trabalho seja divulgado, mas buscamos ainda mais que a população se identifique com os serviços do Estado. Colocar os elementos do nosso povo na nova identidade visual é de uma grande relevância, pois isso mostra que a nossa gestão está junto com o povo e, portanto, estão representando o Estado”, expressou o gestor.

- Publicidade -spot_img

Mais lidas
MAIS LIDAS