26.2 C
Tocantins
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -

PF cumpre quase 200 mandados em operação contra o tráfico internacional de cocaína

Mandados emitidos pela Justiça Federal do Tocantins são cumpridos em 13 estados

- Publicidade -spot_img

A Polícia Federal deflagrou hoje, quarta-feira (26), uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas, denominada “Rota Caipira”. A ação ocorre em 13 estados do Brasil e envolve 195 ordens judiciais, incluindo 28 mandados de prisão preventiva e 95 ordens de busca e apreensão, além de medidas de sequestro de bens. A investigação tem como alvo o tráfico de cocaína produzida na Bolívia, Peru e Colômbia, que era transportada para o Brasil.

Além das prisões e buscas, a Justiça determinou a apreensão de 16 aeronaves, o sequestro de três propriedades rurais e o bloqueio de valores que podem chegar a R$ 300 milhões. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Araguaína. Durante as buscas, foram encontrados maços de dinheiro dentro de um tambor.

Os mandados estão sendo cumpridos em diversos estados do Brasil, incluindo Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Ceará e Goiás. Um dos mandados está sendo cumprido em uma concessionária de veículos em Araguaína, no norte do Tocantins.

A investigação teve início em novembro de 2020, a partir de uma troca de informações entre a Polícia Federal e a Polícia Militar do Pará, após a apreensão de 815 kg de cocaína em Tucumã (PA). A partir dessas informações, a Polícia Federal em Araguaína identificou que a organização criminosa adquiria cocaína fora do país e realizava o transporte por meio de uma complexa estrutura aérea até pontos estratégicos nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão. A princípio, o destino final dos carregamentos era as capitais nordestinas, como São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE).

A polícia não descarta a possibilidade de que a droga também tenha sido enviada para países da Europa, mas essa hipótese ainda está sendo investigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais lidas
MAIS LIDAS