31.2 C
Tocantins
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -

União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul promove reunião em Palmas

- Publicidade -spot_img

Evento começa nesta segunda, 15 e segue até o dia 17
Foto: Divulgação Aleto

A União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) realizará, nesta semana, a Assembleia Geral Ordinária e a eleição da diretoria, um evento que ocorre a cada dois anos. A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) sediará o evento, que contará com a participação de autoridades políticas brasileiras e estrangeiras. Entre os presentes estará Alejandro Cellillo, senador pela Argentina e atual presidente da UPM, além de deputados estaduais do Brasil e de países da América Latina e do Mercosul.

O deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos), vice-presidente da UPM pelo Brasil, ressalta a importância da entidade e explica que o encontro tem como objetivo discutir temas relevantes de interesse comum entre os países. Segundo ele, a UPM é composta por parlamentares representantes de estados brasileiros e de países da América Latina e do Mercosul, que trabalham para derrubar fronteiras e aproximar os povos, promovendo debates entre seus representantes para contribuir com a integração dos países e definir políticas públicas de interesse mútuo.

“A Assembleia Geral Ordinária é um fórum em que podemos discutir assuntos relacionados à integração, fronteiras, educação, meio ambiente, tributação, bacias hidrográficas, geopolítica e outros tópicos pertinentes”, afirmou o parlamentar.

A programação do evento inclui palestras com o Secretário de Estado da Fazenda do Tocantins, Júlio Edstron, abordando o tema “Tributação no Mercosul – Desequilíbrios Econômicos”; o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Lelis, tratando de “Mudanças Climáticas – Alterações Ambientais”; e o Secretário Adjunto da Educação do Estado do Rio Grande do Sul e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Paulo Burmann, que abordará a “Criação de Geoparque no Mercosul”.

Além disso, as autoridades visitarão a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), acompanhadas pelos parlamentares do Tocantins e pelo Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, para conhecer de perto o potencial do agronegócio no estado.

O encontro da UPM encerrará na quarta-feira, dia 17, com a eleição e posse da Nova Diretoria da entidade, que assumirá o comando por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais lidas
MAIS LIDAS