Quarta, 19 de Junho de 2024
22°

Tempo limpo

Palmas, TO

Geral Tocantins

Naturatins marca presença na Expoara 2024 com orientações sobre serviços e processos ambientais

Equipe do Orienta Naturatins iniciou as atividades na quarta-feira, 5, e segue até sábado, 8, no Parque de Exposições Dair José Lourenço, em Aragua...

07/06/2024 às 17h04
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Adriana Carreira (à esquerda) aproveitou a Expoara- para buscar atendimento do Naturatins - Foto: Andréa Marques/Governo do Tocantins
Adriana Carreira (à esquerda) aproveitou a Expoara- para buscar atendimento do Naturatins - Foto: Andréa Marques/Governo do Tocantins

Nesta sexta-feira,7, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) leva os serviços do órgão ambiental para produtores rurais e empreendedores durante a 56ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara). A equipe do Orienta Naturatins iniciou as atividades na quarta-feira, 5, e segue até sábado, 8, no Parque de Exposições Dair José Lourenço, em Araguaína.

Na ocasião, a equipe técnica esclarece dúvidas sobre os serviços de licenciamento ambiental, recursos florestais, outorgas d'água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendimentos de protocolo (Sistema Integrado de Gestão Ambiental-Sigam) e emissão de licença de pesca. Para ter acesso aos atendimentos, os interessados devem comparecer no estande do Naturatins no horário de 16h às 22h.

Os visitantes da Expoara mostraram-se satisfeitos com os serviços prestados pelo Naturatins. Adriana Carreira, moradora de Araguaína, aproveitou a Expoara para visitar o estande da instituição e consultar o processo de licenciamento ambiental de seu empreendimento de fauna silvestre. Na oportunidade, ela elogiou o atendimento e ressaltou a importância das orientações fornecidas pela equipe técnica. “A participação do órgão ambiental no evento facilita bastante o nosso trabalho. Os técnicos nos dão todo suporte necessário com os processos que muitas vezes não conseguimos consultar sozinhos. Isso é exatamente o que precisamos”, destacou.

Orienta Naturatins

Lançado em 2020 para levar os atendimentos de serviços de licenciamento ambiental para os municípios do Tocantins, o Orienta Naturatins é uma ação da Diretoria de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins. A iniciativa está alinhada às diretrizes do Governo do Tocantins para dar celeridade aos processos e reduzir a burocracia, contribuindo assim com o desenvolvimento socioeconômico do Estado, em consonância com a legislação ambiental. “Esses atendimentos são de grande importância, tanto para o órgão, que passa a ouvir a cadeia produtiva, quanto para os empresários e produtores rurais, que têm acesso direto à equipe técnica para esclarecer dúvidas mais detalhadas”, destacou a diretora de Gestão e Regularização Ambiental, Letícia Freitas.

Por meio do Orienta Naturatins, o órgão ambiental busca se aproximar do público que busca pelos serviços de regularização ambiental, marcando presença em grandes feiras e eventos. Neste ano, a ação esteve presente na 2ª Farm Day, em Cariri do Tocantins, na Agrosudeste, em Almas, na Agro 360, em Peixe, na Expo Gurupi e na Agrotins, em Palmas.

Doação de mudas

Além dos serviços técnicos, o Naturatins, por meio da Unidade Regional de Araguaína está promovendo durante o evento a distribuição de aproximadamente 500 mudas de árvores em alusão à Semana do Meio Ambiente. Dentre as espécies distribuídas estão o cupuaçu, açaí, cajá, Ipê, pau-preto, açafrão, pitomba, cacau, tamboril e teca.

A Semana do Meio Ambiente, segundo o diretor da Unidade Regional, Leandro Medeiros é uma oportunidade para incentivar a população a plantar e cuidar das árvores, e promover uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental. "A distribuição dessas mudas é essencial para fomentar a sustentabilidade e a qualidade de vida em nossa região. Além disso, contribui para a conservação da biodiversidade, a restauração de áreas degradadas e o combate às mudanças climáticas”, afirmou o diretor.

A funcionária pública Dourivam Dias recebeu quatro mudas de cupuaçu e a mesma quantidade de açaí. Com entusiasmo, compartilhou seus planos para as espécies recebidas e elogiou a iniciativa do órgão ambiental. “Eu vou plantar na minha chácara, no município de Wanderlândia, para tornar minha propriedade mais agradável e arborizada. Tenho certeza de que será muito útil para nós. Amo tanto o açaí quanto o cupuaçu. Parabéns ao Naturatins por essa iniciativa de participar do evento, realizando essa boa ação de doar mudas para a população de Araguaína”, declarou.

Expoara 2024

Com o tema Expoara da Esperança: Produzir com Segurança Jurídica e Sustentabilidade, a exposição agropecuária iniciou na quarta-feira, 29, e segue até o dia 9 de junho, com uma programação variada que inclui rodeio profissional, parque de diversões, praça de alimentação, leilões e shows de diversos artistas renomados.

A expectativa é de que o evento supere a movimentação financeira de R$ 200 milhões este ano, consolidando a importância da exposição no cenário econômico estadual.

O evento é uma realização do Sindicato Rural de Araguaína, com o apoio do Governo do Tocantins, do Sebrae, do Faet/Senar do, Basa, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Sicoob, do Sicredi, da UFNT, da Unitpac e da Prefeitura de Araguaína.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Palmas, TO Atualizado às 22h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 34°

Qui 36°C 24°C
Sex 35°C 26°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 36°C 22°C
Seg °C °C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio